O sorbato de potássio nada mais é do que um sal de potássio do ácido sórbico, portanto, com aparência sólida branca. É um dos mais importantes conservantes aplicados na indústria principalmente na produção de alimentos e bebidas.
Em geral, os conservantes, conhecidos como preservantes, são todas as substâncias químicas adicionadas a um produto com a finalidade de protegê-la de bactérias, fungos, leveduras e outros microrganismos ou reações químicas, de forma a prolongar seu tempo de vida útil. O sorbato de potássio é um desses aditivos que possui qualidades bactericidas e fungicidas, isto é, um composto capaz de inibir o crescimento de bolores e leveduras, ou, em outras palavras, com características para evitar a contaminação do produto.
É encontrado naturalmente em diversas frutas, como tangerina, limão, laranja, caju e maracujá, e pode ser produzido sinteticamente.
Também pode ser chamado por outras denominações como hexadienoato de potássio, sal potássio do ácido sórbico e sal cálcico do ácido propiônico.
A indústria alimentícia e a cosmética são as maiores consumidoras de sorbato de potássio, visto que ele é um excelente conservante com capacidade para aumentar a vida útil dos produtos, impedindo o desenvolvimento de bactérias, fungos, leveduras e mofos, que podem causar doença ou prejudicar a aparência dos produtos.
Veja a seguir os principais produtos que levam sorbato de potássio em sua formulação:
Como o sorbato de potássio inibe a ação do fermento é recomendado não o utilizar em produtos alimentícios que precisem de fermentação.