O propionato de cálcio, bem como o ácido sórbico e sorbato de potássio, é um aditivo químico empregado amplamente pela indústria de alimentos e bebidas com o objetivo de aumentar a validade dos produtos, impedindo que eles se deteriorem rapidamente. Confira mais detalhes dessa importante substância e suas outras aplicações em variados segmentos industriais!
O propionato de cálcio nada mais do que o sal de cálcio do ácido propanoico. É um conservante muito utilizado pela indústria, com aparência sólida (pó), cor branca e não tem cheiro.
Os conservantes, de forma ampla, abrangem todas as substâncias químicas adicionadas a um produto com a finalidade de protegê-la de bactérias, fungos, leveduras e outros microrganismos ou reações químicas, de forma a prolongar seu tempo de vida útil. Outros exemplos de conservantes são o sorbato de potássio e o ácido ascórbico.
Vale ainda dizer que o propionato de cálcio também é identificado no mercado com outros nomes, como Ca Propionate; propanoate do cálcio; sal de cálcio.
A maior aplicação do propionato de cálcio destina-se a indústria alimentícia, em que a substância é utilizada como conservante