O benzoato de sódio é um sal do ácido benzoico, uma substância que é classificada como um composto aromático, praticamente insolúvel em água e considerada um ácido carboxílico simples. Os ácidos carboxílicos são os chamados ácidos fracos.
O benzoato de sódio é produzido sinteticamente em laboratório e derivado de uma reação entre o ácido benzoico e o hidróxido de sódio.
O benzoato de sódio é utilizado como conservante, agente antimicrobiano (que mata ou inibe o desenvolvimento de microrganismos como fungos, bactérias, protozoários e vírus; informações da TNS) e agente antifúngico (que inibe a produção de fungos ou os destrói).
O composto pode ser aplicado em produtos alimentícios como refrigerantes, sucos, geleias, margarinas, cidras, picles, condimentos, temperos de salada, vinagres, queijo ralado, ketchup para melhorar a solubilidade da cafeína e nos vinhos como um aditivo anti fermentação, além de ser utilizado por empresas da área de embutidos.
A substância ainda é utilizada em produtos cosméticos como cremes e loções, formulações dentais como pasta de dente e no ramo farmacêutico como agente lubrificante de cápsulas e comprimidos ou como antimicrobiano, além de ser aplicada na agricultura e na alimentação animal como conservante.
Nos alimentos, a concentração do benzoato de sódio fica entre 0,03% até 1%. Por sua vez, a indústria cosmética utiliza a dosagem de 0,05% até 0,5%, que é a concentração máxima autorizada pela legislação. Já em produtos farmacêuticos, o que inclui aqueles que são consumidos via oral, o teor do composto é de 0,05% até 1%.