Trata-se de um ácido que pode ser encontrado em frutas cítricas, principalmente no limão e laranja. No entanto, a maior parte da sua comercialização provém da fermentação, sendo a minoria de extração dos citrinos.
Através da fermentação de sacarose promovido pelo micro-organismo Aspergillus niger (fungo com coloração branca amarelada) ou pela levedura Candida lipolytica se obtém o ácido cítrico das frutas. Neste processo também se utiliza como matéria-prima o melaço de cana de açúcar ou dextrose.
Ele pode ser produzido tanto em sua forma anidra como monohidratada. A anidra é obtida pela cristalização aquosa quente, já a outra ocorre por meio de cristalização a temperatura abaixo de 36,6ºC. Primeiramente, origina o ácido cítrico líquido e, depois que é purificado, ele assume a forma sólida.
O ácido cítrico é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas em razão de suas propriedades antioxidantes, acidulantes (função de intensificar o gosto ácido), flavorizantes, sequestrantes, reguladoras de acidez, atoxidade, palatabilidade, tamponante, entre outros.
Para se ter uma ideia dessa dimensão, 70% da produção do ácido cítrico destina-se a indústria de alimentos, enquanto 12% concentra-se na indústria farmacêutica e 18% é aplicado pelas demais indústrias.
- Indústria alimentícia: utilizado neste setor como conservante de alimentos, prevenindo a proliferação de microorganismos graças ao seu poder antioxidante. Age como estabilizante nos laticínios; ajuda na manutenção do pH ideal de doces; realça o sabor dos refrigerantes; impede a modificação da cor de líquidos e o aparecimento de odores, sabores e manchas indevidos em peixes e frutos do mar.Utilizado com frequência na fabricação de queijos, iogurtes, refrigerantes, vinhos, sobremesas, geleias, conservas de frutas, alimentos gelatinosos, na composição de sabores artificiais de refrescos em pó e muito mais.
- Indústria farmacêutica: aplicado como antioxidante de remédios. Aparece ainda na produção de medicamentos anticoagulantes e efervescentes.
- Produtos de limpeza ecológica: normalmente utilizado na limpeza de máquinas, por exemplo de café expresso, auxiliando na limpeza dos filtros.
- Salmoura da carne: utilizado para acelerar a cura e manutenção da cor.
- Remoção de manchas de ferrugem em objetos metálicos.
- Higienização de tubulações e encanamentos.
- Indústria petrolífera.
- Suavização de xampus, sabonetes líquidos, cremes e em emulsões cosméticas.
Quais são suas características?
-
- Antioxidante
- Acidulante (conservante natural): oferece sabor ácido e refrescante em alimentos e bebidas, além de contribuir para a preservação e condimentação.
- Flavorizante.
- Sequestrante.
- Reguladora de acidez: controlador de pH de soluções ácidas.
- Presente em muitas frutas cítricas, incluindo limão, laranja, tangerina, cidra, bergamota e toranja.
- Aparência de sólido branco e cristalino, em temperatura ambiente.
- Massa molar: 192.123g/mol.
- Densidade: 1.665g/cm³
- Decompõe-se a 175°C: o ácido cítrico apresenta as mesmas características de outros ácidos carboxílicos, ou seja, quando aquecido acima de 175 °C se decompõe produzindo dióxido de carbono e água.
- Solubilidade em água.
- Inodoro.
- Sabor azedo.
- Baixo ponto de fusão.
- Atóxico.
- Não inflamável.