O ácido ascórbico ou vitamina C consiste em um micronutriente antioxidante, sob a forma de cristal ou pó, com colocação do branco ao amarelo e sem cheiro.
Uma das principais funções do ácido ascórbico que é sua capacidade antioxidante.
O antioxidante é uma substância muito utilizada pela indústria alimentícia, visto que é capaz de preservar os alimentos, ou seja, de retardar ou inibir o processo de oxidação. Esta é definida com o conjunto de reações de degradação decorrente do contato do alimento com o oxigênio.
Dessa forma, é o antioxidante que protege o alimento, impedindo a ação de agentes oxidantes, conhecidos como radicais livres. Este composto químico consegue impedir que algum alimento se deteriore, fique com aspecto rançoso e apresente maus odores, o que resulta em uma validade maior para o produto.
Podemos ainda classificar o ácido ascórbico como um aditivo alimentar, uma vez que ele é adicionado ao alimento para aumentar o seu prazo de validade.
O ácido ascórbico é utilizado amplamente pelas indústrias, tendo em vista a extensa lista de benefícios. O setor de alimentos e cosméticos, além do farmacêutico, são os que mais fazem uso dessa substância.
Na de alimentos, vale reforçar, que ele é aplicado como um antioxidante extremamente eficaz na preservação dos alimentos. Já no setor de higiene e beleza, sua aplicação deve-se as seguintes funções: antioxidante (extingue os radicais livres induzidos por UV); regenerador de células e da vitamina E; antienvelhecimento e potente clareador de mancha.
Estas razões fazem com que ele esteja presente principalmente em produtos para a pele.
Armazenamento: Manter em local fresco e ao abrigo de luz.
Registro: Produto dispensado de registro de acordo com a Resolução RDC 27/2010 ANVISA.