O hexametafosfato de sódio é um hexâmero de composição química (NaPO4). Portanto, o hexametafosfato de sódio é uma mistura de metafosfatos poliméricos, dos quais o hexâmero, é o produto químico referido por esse nome.
O hexametafosfato de sódio possui diversas aplicações como: agente de firmeza, estabilizante, tamponante, regulador de acidez, emulsificante, sequestrante.
O hexametafosfato de sódio atua como um sequestrante de íons cálcio, característica que auxilia a prevenir a mineralização da placa bacteriana que dá origem ao tártaro dentário em pets.
Na indústria alimentícia, o hexametafosfato de sódio é aplicado em: massas, lácteos, bebidas, chás, refrigerantes, carnes, embutidos, enlatados, ração animal, dentre outras.
O hexametafosfato de sódio facilita também a remoção das cascas de camarões durante a operação industrial de descascamento, o que aumenta o rendimento e a produtividade.
Ajuda a aumentar a vida de prateleira de sorvetes e similares através da prevenção da saturação de gel durante a estocagem. Assim como mantém a dispersão da gordura de cremes de leite, evitando o agrupamento da manteiga durante o congelamento.
Portanto, ele também aumenta a vida útil de produtos como sucos de cidra e maçã por meio da melhor conservação do produto.
O hexametafosfato de sódio ajuda também a evitar a rancidez dos lipídios presentes nas gemas de ovos. Assim, melhorar a eficiência na produção e a estabilização da espuma nos produtos constituídos à base de ovos desidratados.
Facilita a penetração da salmoura em na casca de amendoins durante o processo de salga industrial.
Armazenar o hexametafosfato de sódio em área coberta, seca e arejada. Proteger as embalagens de possíveis danos físicos. Usar e estocar sempre com boa ventilação.
Manter a embalagem bem fechada quando não estiver em uso. Sendo assim, não se recomenda a reutilização destes recipientes.