A goma de alfarroba é extraída das sementes da árvore da alfarroba, a alfarrobeira. Ela é um produto vegano geralmente usado como espessante. Ainda, ela não contém glúten e atua como uma fibra quando passa pelo processo de digestão no corpo.
Porém, ao contrário da alfarroba em sua forma natural, ela não adiciona sabor similar ao de chocolate às receitas em que é incluída, pois geralmente não é usada em quantidade suficiente para ter esse efeito.
A princípio, a goma vegana é principalmente usada como um espessante para laticínios, como os iogurtes e os queijos. Isso deve-se à presença de galactomanano em sua composição.
Não só, também na indústria alimentar, pode ser usada no preparo de alimentos pré-cozidos, de refrigerantes, bem como de pudins e outros doces.
É livre de produtos de origem animal, por isso, é ideal para quem segue dietas como a vegana, a vegetariana, a semi-vegetariana e a plant-based.
Além de vegana, a goma não possui glúten em sua composição. Por isso, é uma opção para pessoas alérgicas e intolerantes à substância.
Ainda, no intestino, a goma de alfarroba comporta-se como uma fibra alimentar de baixo valor energético. Ou seja, ela ajuda a controlar o apetite, assim, facilitando a perda de peso.
Além disso, acaba por facilitar também a digestão e o trânsito intestinal. Dessa forma, previne o inchaço do corpo, o qual resultaria da prisão de ventre, ou seja, a constipação.